SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BENTO GONÇALVES

NOTÍCIAS & EVENTOS

25/08/2016

Emoção marca o 4º Café Sensorial do SEC-BG

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) sensibilizou cerca de uma centena de pessoas na última sexta-feira (19), durante a realização do 4º Café Sensorial, evento realizado desde 2013, que tem por objetivo conscientizar as pessoas acerca da acessibilidade e da inclusão dos deficientes no mercado de trabalho.

Foi difícil para os participantes conterem as lágrimas durante a palestra que contou a história de vida da funcionária pública, bacharel em direito e atleta paraolímpica de tênis de mesa, bento-gonçalvense Rosângela Dalcin. Intitulada “Com as voltas que a vida dá... fui ser feliz”, a palestra mostrou como Rosângela superou o trauma de um acidente e se tornou campeã de tênis de mesa, tendo viajado o mundo graças ao esporte e à sua determinação.

Na mesma oportunidade, o publicitário e empresário Júlio Ortolan, da Igualla Soluções em Acessibilidade, falou sobre o tema “Acessibilidade como diferencial competitivo”, apresentando cases de cidades que investiram na acessibilidade e hoje atraem milhares de deficientes que viajam a lazer. Além disso, Ortolan destacou a importância da acessibilidade no cotidiano dos deficientes permanentes, temporários e também das pessoas que têm mobilidade reduzida, como é o caso dos idosos.

A presidente do SEC-BG e dirigente nacional da UGT, Orildes Maria Lottici, destacou que “o sucesso que Café Sensorial vem tendo a cada ano garante o compromisso do Sindicato em continuar mobilizando pessoas e organizações e incentivando tanto o poder público quanto o privado a assumirem o papel de coadjuvantes neste sistema, desenvolvendo atividades voltadas à uma realidade ainda não assumida pela sociedade civil organizada, na maioria das vezes, inclusive, esquecida ou deixada em segundo ou terceiro plano pelas gestões públicas em todos os níveis. Prova disso a inexistência de acessibilidade nos municípios brasileiros e aqui, em Bento Gonçalves, não é diferente. Falta fiscalização, incentivos e colaboração dos poderes constituídos e na sociedade em geral para garantirmos à pessoa com algum tipo de deficiência a sua inclusão, com qualidade e com respeito, no cotidiano da sociedade”.

O evento foi marcado também por duas homenagens. A primeira, o SEC-BG prestou ao Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SEC-SP), representado pelo dirigente Domingos Moreno, uma vez que o Sindicato foi o grande apoiador da realização dos eventos “Café Sensorial” em Bento Gonçalves. Já a segunda homenagem o SEC-BG prestou à diretora do SEC-SP, Cremilda Bastos Cravo, por ter se engajado à causa e incentivado o Café Sensorial em Bento Gonçalves, tendo, inclusive, participado de todas as edições.