SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BENTO GONÇALVES

NOTÍCIAS & EVENTOS

15/08/2017

SEC-BG fecha Convenções Coletivas da sua base

Apesar do atraso em algumas negociações, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) fechou na última semana convenções importantes para os trabalhadores do comércio da região. O acordo mais recente foi com o Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas), que é um dos mais representativos em número de empregados, abrangendo as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

As Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) são acordos firmados entre os sindicatos de trabalhadores e as entidades que representam os empregadores. Os acordos buscam, além de reajustes salariais, outros ajustes para o bom funcionamento das relações que envolvem a utilização de mão-de-obra empregada. Com as mudanças recentes na legislação, ficou ainda mais importante um documento que resguarde cada vez estas relações.

Para a Presidente do SEC-BG, Orildes Maria Lottici, a Convenção é o maior patrimônio de uma categoria. “Muitos dos benefícios que os comerciários ainda possuem são frutos das negociações do SEC-BG junto ao setor patronal. Enquanto o Governo retira direitos do trabalhador, o Sindicato é a sua principal força de proteção. Nestes 40 anos construímos um documento forte e que resguarda muitos benefícios que são exclusivos da nossa categoria”, orgulha-se.

Com relação ao acordo fechado com o Sindilojas, a presidente ressalta que o mínimo de reposição foi garantido. “Existe uma inflação mascarada. O Governo apresenta números que não condizem com a realidade de vida do brasileiro. O custo de vida está cada vez mais alto. Importante dizer que não tivemos inclusão, tampouco retirada de cláusulas nesta convenção, o que garante os benefícios já conquistados anteriormente. Por outro lado, conseguimos um aumento de 5,5% no piso geral dos salários”, argumenta Orildes.

A convenção do comércio varejista, assim como de outros gêneros, está disponível para visualização e download aqui no site no menu Convenções. Outras dúvidas também podem ser esclarecidas nos escritórios regionais ou na Sede Central da entidade, em Bento Gonçalves, através do fone (54) 3452-2535.