SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BENTO GONÇALVES

NOTÍCIAS & EVENTOS

31/10/2017

Diretoria do SEC-BG visita categoria no Dia do Comerciário

A presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), Orildes Maria Lottici, esteve com representantes da sua diretoria percorrendo o comércio central da cidade na segunda-feira (30) em ação alusiva ao Dia do Comerciário, comemorado anualmente em 30 de outubro. Durante a caminhada foi distribuída uma cartilha contendo informações importantes sobre a Reforma Trabalhista. O conteúdo traz as principais mudanças da lei e de que forma poderão afetar nas relações de trabalho, principalmente na vida dos comerciários representados pela entidade.

Para Orildes, apesar do cenário ser desfavorável ao trabalhador de maneira geral, os comerciários da base do SEC-BG possuem garantias exclusivas. “Muitos benefícios que a categoria possui serão mantidos mesmo com a alteração da lei. Isso porque são fruto de um processo de negociação séria do SEC-BG, que há 40 anos vem lutando para alcançar sempre mais e manter conquistas que são únicas da nossa convenção coletiva. E se depender da nossa atuação, elas serão mantidas com todos esforços”, ressalta a presidente.

Um dos pontos centrais da reforma que deve interferir imediatamente na vida do trabalhador diz respeito as homologações de contratos de trabalho. Segundo a nova regra, não será mais obrigatória a homologação das rescisões com acompanhamento e conferência pelos sindicatos, o que aumenta a possibilidade de violações de diretos e irregularidades nos pagamentos.

Porém, aos comerciários atendidos pelo SEC-BG, a Convenção Coletiva de Trabalho já previa a obrigatoriedade de assistência e homologação do sindicato nas rescisões de todos os empregados com mais de 150 dias de serviço. “Essa cláusula continuará valendo mesmo com a mudança da lei, o que prova mais uma vez a importância da Convenção na valorização e defesa da categoria”, explica Orildes.