SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BENTO GONÇALVES

NOTÍCIAS & EVENTOS

01/11/2017

SEC-BG participa de debate sobre Reforma Trabalhista

Na última segunda-feira (30) integrantes da Diretoria e funcionários do SEC-BG estiveram no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (SITRACOM BG) para debater a Reforma Trabalhista e suas consequências à classe trabalhadora.

O evento organizado pelo Sitracom BG e Intersindical apresentou a palestra da Dra. Zilmara Alencar, Consultora Jurídica do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar de Brasília e autora da publicação “A Face Sindical da Reforma Trabalhista – Lei nº 13.467, 13 de julho de 2017”, uma edição atualizada, comparada e comentada da CLT para dirigentes sindicais. O evento também contou com uma explanação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), ministrada pelo Assessor, Dr. André Luís dos Santos.

Para a Presidente do SEC-BG, Orildes Maria Lottici, o evento foi uma grande oportunidade para ampliar conhecimentos sobre a alteração na legislação. “O tema da Reforma Trabalhista é ainda bastante recente e vai gerar muitos debates, inclusive, a partir da prática, devido às várias interpretações que suscita. Os dirigentes sindicais e suas equipes precisam ficar atentos, pois as mudanças na lei foram consideráveis e vão afetar profundamente o dia a dia do trabalhador, assim como a própria estrutura sindical brasileira”, enfatizou Orildes.

Mesmo com a alteração da lei, vários benefícios da categoria comerciária na base do SEC-BG continuarão garantidos. Isso porque, uma das mudanças, o chamado “Negociado x Legislado”, dá mais força para as convenções coletivas. E no caso do SEC-BG, a Convenção Coletiva de Trabalho é um documento bastante forte e que resguarda inclusive direitos que são únicos do comerciário protegido pelo SEC-BG.