SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BENTO GONÇALVES

NOTÍCIAS & EVENTOS

19/07/2016

SEC-BG apresenta nova Marca

Às vésperas de comemorar 39 anos de atuação na defesa dos interesses da categoria comerciária, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves apresentou à imprensa e convidados nesta segunda-feira, 18, sua nova identidade visual.

Esta foi a primeira grande mudança de marca efetuada pela instituição desde 1977. Até então apensas pequenos ajustes haviam sido feitos, porém, imperceptíveis para o grande público.

A nova marca foi desenvolvida pela Agência Gallus, no comando do publicitário Márcio Possamai, que nos últimos meses trabalhou incessantemente para chegar a um resultado que agradasse à diretoria e representasse os anseios da categoria.

Conforme o publicitário, a nova identidade apresenta uma abordagem contemporânea, e buscou na essência da entidade elementos que pudessem representar esta mudança tão conceitual, sem no entanto omitir-se a todas as conquistas e toda a bagagem adquirida ao longo de sua trajetória.

Até o surgimento da nova proposta, a marca do Sindicato era formada por dois elementos principais:

- o Caduceu de Mercúrio (ou Hermes), que segundo a mitologia grega, tomou esse formato porque foi lançado entre duas serpentes que lutavam. Por ser Hermes, também, deus dos negociantes, o caduceu tornou-se o símbolo do comércio. Já na mitologia romana, Mercúrio (associado ao deus grego Hermes) é um mensageiro e Deus da venda, lucro e comércio.

- o capacete alado, utilizado por Mercúrio e denominado de Pétaso, cujas asas o tornavam veloz como o vento, o mensageiro dos deuses.

A folha de parreira, que trazia uma identificação com Bento Gonçalves, região produtora de uva e vinho, também possuía destaque no material, com cores predominantes amarelo e azul.

De toda esta simbologia, optou-se por trabalhar o capacete alado, visto ser o Sindicato é o porta-voz e o defensor dos trabalhadores do comércio. A cor predominante é o azul, tida como preferida pela maioria das pessoas no mundo. Sua ligação natural a elementos como céu e mar conferem a ela serenidade e universalidade. Está ligada a temas como confiança, responsabilidade e segurança, além de tranquilidade. Tudo o que busca uma instituição tão representativa quanto o SEC-BG.

Para a presidente do Sindicato, Orildes Maria Lottici, acompanhar as tendências de mercado e a inovação são primordiais para o crescimento da instituição, que busca trazer cada vez mais benefícios para os associados e melhores condições de trabalho para toda a categoria comerciária. “Representamos em nossa área de abrangência cerca de oito mil empregados em estabelecimentos comerciais. Muitos deles, ou melhor, a grande maioria, são pessoas jovens, que merecem ser representadas por uma entidade cada vez mais moderna e atuante. Nossa nova identidade visual, certamente, ficará marcada por muito tempo na mente dos comerciários, que irão identificar com ainda mais orgulho a entidade que os representa”, orgulha-se.